Resenha - Androides sonham com ovelhas elétricas? de Philip K. Dick por Michelle Pereira.

Sinopse: O LIVRO QUE ORIGINOU O FILME BLADE RUNNER.
Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava.
Em Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana. 

Hello people! Volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, seu osso roído, e o rabo entre as patas! Estou de volta e com uma resenha fodásticas!

Vamos adentrar agora no mundo da ficção científica com esse livro incrível do Philip K. Dick: Androides sonham com ovelhas elétricas?

Pois bem, nessas longas férias do blog andei me aventurando por outras veredas literárias, e uma delas é a ficção científica. E como primeiro eleito para resenha, vamos falar sobre esse livro bacanudo, publicado pela Aleph.

Androides sonham com ovelhas elétricas passa-se num futuro distópico em que “nós” destruímos a Terra (que milagre!) e migramos para outros planetas (dentre eles, marte. Olha que loucura! Mas é um planeta chato e monótono como conta uma das personagens). Nesse futuro, também podemos comprar androides para nos ajudar e nos fazer companhia. Os androides podem ou não saber que são androides, se não sabem, suas memórias são implantadas e eles acham que são humanos, no entanto, sua vide útil é de apenas 4 anos. Após isso eles precisam ser “aposentados”. E é ai que entra nosso herói, Rick Deckard, um caçador de recompensas, que trabalha aposentando androides. Entre suas preocupações mais internas está adquirir um animal de verdade (Sim! No futuro os animais foram quase extintos e ter um animal vivo de verdade é um luxo!), pois ele está cansado de criar uma ovelha elétrica. E aquele seria um dia de sorte, quando seu chefe lhe repassou o trabalho de capturar 6 androides Nexus, o modelo mais novo e inteligente, que fugiram de Marte após matar seus donos. Mil dólares por cada androide aposentado e então ele poderia comprar um animal de verdade.

O primeiro de sua lista era Polokov, o androide que atirar com um raio laser em um dos caçadores de recompensa do escritório, o verdadeiro “dono” desta missão que Rick assumira. Deckard estava seguindo o rastro de Polokov quando o próprio androide o encontrou e quase o matou. Se Rick não fosse mais espero e mais rápido! Um impulso e o androide estava morto. O primeiro dos seis, e não o mais terrível.


E os demais já sabiam da caçada... Rick conseguiria encontrá-los e aposentá-los? Você só vai saber lendo! Haha!

Um fato interessante sobre Androides sonham com ovelhas elétricas é o fato de é quase impossível diferenciar um androide de um ser humano, não só física, mas psicologicamente. A não ser pelo teste de empatia, em que são testadas certas emoções e certos impulsos da pessoa/androide.

Também é legal a maneira como é tratada a religião no livro, o calvário de seu mártir sofredor e o compartilhamento de sua dor. Mas não vamos entrar em assuntos polêmicos, certo?

Androides sonham com ovelhas elétricas? É um livro muito bom, cheio de ação, de ficção, e de realidade...? Talvez seja uma crítica a nós mesmos, destrutivos, consumistas e egoístas. Um retrato? Possível. 

Aventure-se!

P.S.: Androides sonham com ovelhas elétricas? Deu origem ao filme Blade Runner – O caçador de androides. Vale a pena ver para complementar a leitura! =D


Ficha Técnica: Título: Androides sonham com ovelhas elétricas? Autor: Philip K. Dick Editora: Aleph Ano de Lançamento: 2014 Gênero: Lit. Internacional / Ficção científica Páginas: 272 Preço Médio: R$39,90

13 comentários:

  1. Cara, quando eu li o título fiquei meio ???????????????????
    Aí vi a sinopse e pensei: que???????????????
    Só mesmo com você explicando pra eu entender direitinho do que se trata, tô meio lerda hoje...
    Falando nisso, gostei muito da sua resenha, papo legal!
    Agora sobre do livro, achei genial. Eu gosto de coisas loucas. Ler isso seria sair da minha zona de conforto, eu acho que nunca passei perto da ficção científica antes, sem ser com séries ou filmes.
    Mas sério, legal mesmo! Eu entendo o Rick, deve ser um saco ter uma ovelha ELÉTRICA. Uma ovelha normal já não tem tanta graça, imagine uma elétrica!
    Boa sorte pra ele aposentando os robôzinhos, e boa sorte pra mim p conseguir o livro. Se não der tem o filme pelo menos hahaha
    Beijos! Parabéns pelo blog, gostei mesmo!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda!
      O título é sensacional né? É muita loucura!
      Super recomendo este livro para leitura, principalmente para quem está começando a ler ficção científica, pois a compreensão dele é fácil. É uma realidade fácil de ser digerida, pois tem outros autores que são muito mais complexos.

      Excluir
  2. Eu adoro ficção científica, eu gostei deveras da resenha e do enredo do livro, estou louca para comprar, nas verdade, os lançamentos da Aleph são para deixar qualquer um endividado, sério. Gostei de você não ter entrado em assuntos polêmicos, acho isso muito maduro numa resenha, apresenta o livro e deixa leitores curiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lilian!
      Menina, a Aleph vai me deixar pobre! Os títulos de ficção científica dela são de babar! E ela está com um catálogo gigante agora... pobres bolsinhos meus...

      Excluir
  3. Tem já um bom tempo que quero ler esse livro. É um clássico do gênero. Tem todos essas questões pontuadas por você: religião, filosofia, preservação do planeta.
    Eu vi o filme, Blade Runner: o caçador de androides, só me falta o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo Nilda! Você não vai ser arrepender!
      As discussões trabalhadas pelo Dick são sensacionais, e são tão integradas ao texto que consigo acreditar que o mundo poderá ficar daquela maneira.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nossa! Simplesmente amei a premissa deste livro, tudo a ver comigo, adoro uma boa distopia. E com certeza entrou para minha lista, pois não conhecia ainda. E esta coisa de ter androides, me chamou muita atenção.
    Obrigada pela dica.

    beijos

    Olá, tudo bem?

    Achei a premissa bem diferente e intrigante. Pelo título e capa, talvez não compraria de cara, mas a sua resenha esclareceu um pouco da imagem distorcida que tinha do livro. rs. Parabéns pela resenha. E que bom, que você curtiu a leitura. Quem sabe não leio um dia. E com certeza voltarei aqui para falar o que eu achei.

    Grande beijo.

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!
      Leia mesmo. Achei o livro fodástico e tem discussões muito boas e reflexivas.
      Bj

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já assisti ao filme, mas há muuuito tempo, então quase não me lembro muito bem.
    Androides não são o meu tema preferido, então eu não me interessaria em ler o livro. A história parece doida demais e acho que eu teria dificuldades para entrar nesse "mundo". O título é bem wtf, mas achei bastante coerente com o enredo e, com certeza, dá muita curiosidade.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nina!
      É muita loucura pra processar se não é seu estilo de livro, mas tenta um dia. Quem sabe você não se apaixona? =D
      Bj

      Excluir
  6. Oiee
    Só pelo título imaginei que serie uma história meio louca kkk.
    Não conhecia esse livro mesmo amando ficção cientifica, adorei sua resenha e todos os pontos que você comentou. Também não conheço filme mas isso não é problema, sempre prefiro ler rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu conheci esse livro na época da faculdade e obviamente o título chamou minha atenção. Porém, a narrativa não faz meu estilo e não sou muito de ler ficção científica.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii...
    Posso dizer que eu ri demais com o nome do livro? kkk que nome estranho gente....
    Eu gostei muito da sua resenha, a história parece de fato ser interessante, mas não se enquadra no meu gosto literário... não consigo gostar de ficção científica assim :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir