Resenha - As Pontes de Madison de Robert James Waller, por Thais Maia


Ficha Técnica:
Nome do Livro: As Pontes de Madison
Autor: Robert James Waller
Editora: Editora Única
Ano: 2015
Páginas: 191
ISBN: 3: 9788567028590
Gênero: Lit. Estrangeira/ Romance
Preço Sugerido: R$ 29,90
Onde comprar: Buscapé
Exemplar cedido pela editora






Sinopse: As Pontes de Madison - O ano é 1965, e a cidade de Iowa, interior dos Estados Unidos, parece estar ainda mais quente nesse verão. Francesca Johnson, uma mãe de família que vive uma vida pacata do campo, não espera nada além dessa temporada do que o retorno dos filhos e do marido, que viajaram. Sua tranquilidade, porém, será interrompida com a chegada de Robert Kincaid, um fotógrafo de espírito aventureiro que recebeu a missão de registrar as belíssimas pontes de Madison County

“Coisas complexas são fáceis de fazer. A simplicidade é o verdadeiro desafio.”

Eieieiei galera!!!! Finalmente li As Montes de Madison, foi uma verdadeira saga ler esse livro rsrsr. Mas a única coisa que posso dizer é: Valeu muitíssimo apena.

Francesca Johnson é uma dona de casa como muitas por ai, se dedica a casa, aos seus filhos e ao marido, faz tudo o que se espera de uma mulher do interior. Ela não pode dizer que é infeliz, longe disso! Ela ama sua família acima de tudo, mas existem coisas... sonhos, lugares vagos que nem sempre conseguimos preencher, mesmo quando se está cercado por aqueles que ama.

Robert Kincaid trabalha como fotógrafo para o National Geographic, mas é antes de qualquer coisa uma artista. Já foi casado com uma cantora folk, porém o casamento não durou já que vivia viajando pelo mundo para fotografar.

“- Eu não pego as coisas como me são dadas, simplesmente; tento transformá-las em algo que possa refletir minha consciência pessoal, meu espírito. Procuro encontrar poesia na imagem.”


Robert e Francesca se conhecem em uma segunda feira quente do mês de agosto de 1965, quando o fotógrafo para em frente a sua casa para pedir informações sobre as famosas pontes cobertas da redondeza. Começa aí uma história capaz de resistir a anos, e nem mesmo as circunstâncias da vida foi capaz de apaga-la.

As Pontes de Madison foi uma grata surpresa para mim, primeira por que não seria eu que iria lê-lo, mas por vários motivos acabei lendo-o. Demorei um pouco a começar a leitura por que os últimos meses foram um completo caos. Mas aqui estamos: o que dizer desse livro, dessa história! Totalmente tocante sensível, pura poesia.

“Análises destroem coisas inteiras. Algumas coisas, coisas mágicas, são feitas para permanecerem inteiras. Se você olhar os pedaços, elas somem.”

Os personagens principais nos fazem crê, acreditar que o verdadeiro amor existe, mas aquele amor sem egoísmo um amor que poucos ou quase ninguém sente. Tenho certeza que em algum momento várias pessoas irá senti uma certa familiaridade com eles, Francesca simboliza todos os sonhos esquecidos, sabe aqueles que guardamos bem no fundo do armário? que muitas vezes desistimos dele para seguir por outro caminho, mas que ainda assim eles continuam lá, vivos! E Robert, é um viajante. Sem rumo meio perdido, sempre vagando por aí. Acho que de peregrinos todos temos um pouco. Tenho a impressão que é isso que nos deixa tão tocados com a história deles, é vê que um era aquilo que o outro procurava. 


Talvez por ter lido o livro sem grandes expectativas eu tenha gostado tanto, mas o fato é que vou apelar aqui kkk: se você gosta de histórias românticas mas dessas bem idealizadas, você PRECISA ler esse livro! Ele é bem curtinho, a leitura e bem fluída então é bem rapidinho de ler. A diagramação ficou bem bonita também, e as letras são médias (p.s tem muita pessoa que gosta de saber dessas coisas


E ainda tem a questão do filme, eu ainda não assisti mas sei que é bem famoso e tem muita gente que gosta muito. Por isso pretendo vê-lo muito em breve ;)   


“ Mas afinal, eu sou um homem. E todas as racionalizações filosóficas que possa conjecturar não me impedem de querer você, todos os dias, a cada momento; o uivo impiedoso do tempo, do tempo que nunca posso passar com você, no fundo de minha cabeça.”

Beijinhos galera*...*





26 comentários:

  1. Oi Thais, não foi por conta da sua falta de expectativa não. Se o livro for a metade da emoção e beleza que o filme transmitiu, dificilmente alguém não vai gostar. O filme eu vi já tem um bom tempo, mas lembro como gostei. Agora me falta ler e reviver esta bela história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose estou louca para assistir o filme, vi um trailer e já adorei :)
      bjs

      Excluir
  2. Olaaa
    Eu tenho o livro em uma edição antiga mas ainda nao o li, porém sou bem curiosa. Ótima resenha e espero ler em breve.

    Beijus
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, porém não sei se leria o livro. A historia parece ser linda e cheia de significado mas acho que não é para min rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Menina estou morrendo de vontade de solicitar esse livro, mas já faz meses que estou pedindo para resenha e até agora não recebi da editora. E esses emails estão demorando um século viu? Pior que acaba nos prejudicando. Mas vou ver se entro em contato de novo, porque eu estou querendo ler esse livro também. Me parece ser uma história linda e eu amo romance. Mas nunca vou com muita expectativa na leitura para não me decepcionar viu.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga você passou no mesmo grupo que eu
      e vou colocar o link da minha resenha aqui - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-erica.html

      Excluir
  5. Adoro esses livros curtinhos que a gente consegue ler em uma tarde! Perfeito pros meus finais de semana =)

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha me fez ter mais interesse nessa leitura, vou pedir depois pra resenha haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha me fez ter mais interesse nessa leitura, vou pedir depois pra resenha haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me fez ter mais interesse nessa leitura, vou pedir depois pra resenha haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Muito bacana a sua resenha, e já estou com muita vontade de ler!

    Um super beijo
    Cheiro de LIvro Nacional

    ResponderExcluir
  10. Eu li algumas resenhas elogiando esse livro e ele já entrou para a minha lista de leituras desejadas. Acho que é um enredo que vale muito a pena ser conhecido.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. A capa do livro é bem bonita, porém a história parece ser clichê, mas quem sabe eu não dou uma chance e me surpreendo igual a você!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Thais..
    Eu ainda não sabia nem que tinha filme, e que tinha romantismo no livro. Olhando pela capa não parece.
    Gostei da resenha e de conhecer mais sobre o livro, leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Thais...

    Ahhhh sou dessas pessoas que adoram um romance e pelo que li na sua resenha esse é um livro que preciso ler, esta na lista e espero ler em breve. Feliz que você tenha gostado tanto do livro. Adorei sua resenha e esta anotado sua dica.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor.
    Achei muito interessante a história de como o casal se conhece. Não esperava que As Pontes de Madison fosse tão suave… Confesso que não pretendo ler, mas se um dia o livro parar em minhas mãos não hesitarei em dar a ele uma chance.

    Beijos!
    http://ww.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei muito interessante a sua resenha. Não conhecia a obra, mas com certeza vou pesquisar mais e ler a obra assim que possível.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Por mais que todo mundo esteja gostando do livro e se apaixonando pelos personagens, ainda não consigo querer lê-lo. Parece que as histórias onde os protagonistas são mais jovens me conquistam mais, mas ver que você gostou tanto e disse em caps lock que a gente precisa ler...kkk' então vou confiar, viu?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiee.

    Eu tinha pretensão de ler a obra, mas ando atolada de livro aqui para ler que nem lembrei mais dele, rs. Mas confesso que a resenha me deixou curiosa

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa tem uma adaptação desse livro e eu não sabia? Em que mundo eu vivo? kkk
    Já li outras resenhas desse mesmo livro, e todas se surpreenderam com a historia, acho que como você disse, por não esperar tanto da historia acabaram gostando bastante.

    Bjuus!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Sabe aquele livro sobre o qual você não sabe praticamente nada, mas não tem vontade de ler, sabe-se lá por que? É esse! kkkkk
    Eu nunca me interessei, e agora fiquei surpresa com sua resenha. Não sabia que se tratava de um romance tão lindo, e que é uma leitura mais que recomendada para leituras de romances idealizados (eu sou!). Fiquei bem curiosa agora. Não sei se leria no momento, já não é algo que eu descarto de cara, como fazia antes.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa noite!

    Eu gostei bastante do filme, e para falar a verdade, nem sabia que ele era uma adaptação de um livro, fiquei sabendo agora pela sua resenha do livro e confesso que deu aquela vontadezinha de ler para ver os detalhes, pois sempre se perde um pouco dos detalhes nas adaptações. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  21. Olá! fui lendo a tua resenha e fui me imaginando lendo este livro. Gostei do enredo e acho que seria uma leitura bacana de fazer! Sério!

    Sua resenha está muito bacana. Adorei viu!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  22. Li o livro e vi ao filme, só posso dizer, perfeitos! Com um enredo inteligente que nos envolve e emociona, queria mais livros como esse...

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Sinceramente não dava nada por esse livro, mas depois da sua resenha fiquei super interessada em lê-lo.
    A história parece ser linda e emocionante.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. THais lindona eu assisti o filme que é maravilhoso por sinal, os protagonistas perfeitos, ainda não li o livro, confesso que não é uma de minhas prioridades, mas fico feliz que tenha gostado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir