Resenha - O chamado do cuco, de Robert Galbraith, por Michelle Pereira






Ficha Técnica:
Título: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2013
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção Policial
Páginas: 448
Preço Médio: 23,90






"Sinopse: Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho – “O Chamado do Cuco” é um livro extraordinário, do autor Robert Galbraith (pseudônimo de J. K. Rowling). Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma singular série de mistério."

Hello de novo!

Que tal a gente falar sobre um livro foda no estilo policial?
É isso que vamos encontrar em O chamado do Cuco, de Robert Galbraith ou melhor J. K. Rowling, a aclamada autora de Harry Potter.

Bem que ela quis manter segredo, mas seu pseudônimo masculino foi descoberto e o livro ganhou um BOOM gigantesco!


Mas este não é só um best-sellerzinho famosinho com uma historinha mixa. Nada disso! Todo o mistério e toda a simplicidade do texto de Rowling faz deste, um dos meus livros favoritos do estilo.


Em O chamado do cuco vocês irão se deparar com o misterioso suicídio (ou seria assassinato?) da famosa modelo Lula Landry, ocorrido sobre circunstâncias bem suspeitas. Nosso detetive é Cormoran Strike, bastardo de um famoso cantor de rock, ex-soldado do exército, atual homem perneta, falido e abandonado pela bela namorada.


Strike é contratado pelo irmão de Lula Landry para investigar seu suposto assassinato. Embora a polícia tenha concluído que ela se suicidou ao se jogar do terceiro andar de seu apartamento, em um bairro chique de Londres, o irmão, John, jura de pés juntos que não foi isso que aconteceu. E mesmo descrente, Strike topa investigar, afinal, ele precisa do dinheiro, certo? E John também é irmão de um amigo de infância de Strike, que morreu ainda criança.


Todos sabiam que Lula tinha problemas comportamentais, que era filha adotada de uma família rica, que sua mãe estava morrendo, que ela havia brigado recentemente com o namorado. Então porque ela não teria pulado do prédio direto para uma morte suja e fria na calçada coberta pela neve? Seria o modo mais fácil de terminar com tudo.


Mas o que seria um caso tido como suicídio acaba por ir se revelando lentamente em uma trama muito bem planejada por um assassino. Mas quem seria ele? Tony, o tio que tanto odiava Lula? O namorado viciado com quem ela estava sempre brigando? Bestigui, o produtor de filmes para quem Lula recusara trabalhar e que morava no mesmo prédio? A amiga pobre e despeitada do centro de recuperação?


Essa é o complicado mistério que Cormoran Strike tem de revelar.


Rowling sabe prender o leitor, é com uma cadência elétrica que vamos passando página a página, vendo não só o desenrolar da investigação, mas também os dramas cotidianos de Cormoran, os problemas com a mãe que faleceu e era "drogada", a perda de sua perna ao pisar numa mina no Afeganistão, sua expulsão da casa da namorada, que o faz ter de morar no escritório (e por acaso ele está em franca ameaça de ser despejado dali também) e claro! Quase ia me esquecendo de mencionar sua secretária Sandra, quer dizer, Robin (piada interna, hehehe), que é vidrada em investigação! Seu é sonho ser detetive também e ela quer muito ajudar Strike, porém ela tem uma proposta melhor de emprego em um escritório grande que pode pagar bem (o que Cormoran, obviamente não pode). Mas mesmo assim ela torna-se uma personagem muito importante, tanto pela ajuda a Strike, quando pela sua inteligência.


Bom, pra dizer a verdade só comprei O chamado do cuco porque fiquei realmente curiosa com todo o falatório da mídia, então quis "experimentar" o livro. E não me arrependi. Espero que vocês também não!


Fica essa ótima dica para as férias!

Boa leitura!

12 comentários:

  1. Desde que fiquei sabendo que foi a J.K. que escreveu este livro, queria muito ler, agora com sua resenha só me deu mais vontade ainda, necessito deste livro, Abraços!
    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler que você não irá de arrepender Jorge!
      Bj

      Excluir
  2. Ola Mi quando soube que esse livro era dela ja fui pesquisar, e li ótimos elogios ao livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas adorei saber que nossa linda autora mudou de gênero com grande sucesso. Já está em minha lista de desejados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, eu li só pra conferir o que a J.K estava aprontando e é sensacional! Não tire ele da sua lista de desejos por nada nesse mundo!
      Bj

      Excluir
  3. Estou necessitada da continuação, mas lista de compra está tão longa que complica. rs

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou necessitada de Bicho da Seda, Evellyn, mas quem disse que posso comprar? Tenho uma lista gigante também, fora os que estão sem ler ainda, hahaha!
      Bj

      Excluir
  4. Oi!
    Esse é um livro que divide opiniões, e que eu quero muito ler para poder tirar minhas próprias conclusões.
    Acho que por ser algo da Rowling, as pessoas acabam lendo com muita expectativa, e ai acabam dando com a cara no chão, pois nem sempre vai ser aquilo que elas esperaram.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, isso foi o que realmente me atraiu. A divisão de opiniões (porque eu também estava dividida, pensando SE a J.K. iria acertar escrevendo sob o gênero policial. E acertou em cheio).
      Não deixe de ler!
      Bj

      Excluir
  5. Oi tudo bem?
    Infelizmente livros policiais não são o meu forte. Eu venho tentando mudar isso há algum tempo já, mas acabo colocando um monte de outros livros na frente e nunca pego nada do tipo. Quem sabe um dia eu pegue este para ler e tirar minhas conclusões tbm.

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que isso Thais! Tire um dia para experimentar o gênero policial. Vai que você gosta?=D
      Bj

      Excluir
  6. Oiee! Nossa eu já li várias resenhas desse livro, inclusive uma amiga minha já leu e muitos dizem que o livro é bom e outros dizem que não é e eu ainda fico com um pé atrás para ler esse livro xD ahahaha acho que ainda não consegui me soltar completamente de HP para poder ler um livro dela sem pensar nele hahahaha

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se solta Priscila! Vai que você gosta do livro?
      Eu já li H.P (não todos), e gostei bastante de O chamado do cuco. Dá uma chance pra ele depois =D
      Bj

      Excluir