Resenha - Os 13 Porquês de Jay Asher, por Thais Maia



Ficha Técnica:
Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Lit. Estrangeira / Literatura YA
Páginas: 256
Preço Médio: R$29.90







Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção."



Faz uns três dias mais o menos que terminei esse livro, terminei a leitura dele bem rapidinho acho que foi em um dia apenas, não sei se consigo qualificá-lo totalmente ainda. Antes de tudo gostaria de dizer que ele me provocou diversas emoções. É realmente um livro que te faz refletir sobre seus atos, sobre tudo que você já fez e disse por aí até então.



Quando Clay chega em casa depois de mais um dia de aula encontra na sua porta um pacotinho endereçado a ele, sem aparentemente remetente algum, curioso o garoto abre a caixa e lá encontra sete fitas cassetes - isso mesmo fitas cassete - numeradas nos seus dois lados de um a treze, intrigado Clay acha um jeito de ouvi-las e surpreende-se com o conteúdo delas, por que a voz que sai do seu radinho é de nada menos do que a de Hanna Baker, a garota que se suicidou semanas atrás


"Se você escuta uma canção que te faz chorar quando você já está cansado de lágrimas, não a escuta mais. Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar a decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça." 

Nessas fitas, Hanna vai contar os fatos que levaram ela a querer acabar com a própria vida, e como as treze pessoas citadas nelas tem alguma relação com sua decisão. Inicialmente Clay não aceita que seu nome esteja entre os daquelas pessoas, e a cada nova história tem mais certeza disso. Por que aquelas pessoas foram responsáveis por transformar a vida de Hanna em um inferno, quanto seu único pecado foi nutrir um amor platônico por ela e nunca ter coragem de admitir isso devido a visão que todos tinham dela.

"Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia. Como poderia contar a alguém – alguém com quem estava conversando pra valer, pela primeira vez – tudo o que eu estava pensando? Eu não conseguia. Era cedo demais."

Jay Asher nos presenteou com uma história extremamente tocante e verdadeira, nos expôs temas que são facilmente detectados no nosso cotidiano, principalmente se você for adolescente. Sabe aquelas brincadeiras que todos já fizemos ao menos uma vez na vida? Aquelas que você convenceu a si mesmo que eram meras brincadeiras... pois é, essas brincadeiras podem contribuir para a degradação de alguém. Em uma das resenhas que li do livro pela blogosfera a blogueira o classificou como: Um soco no estômago e dois na consciência, acho que ela não poderia estar mais certa nessa afirmação. 

Os 13 Porquês, vai trazer a baila temas como; primeiras impressões, bullying, opressão, preconceito e suicídio. Como muitos indico o livro principalmente para os jovens, que de certa forma estão mais suscetíveis a situações como essas, mas de forma algum indico somente a eles, acho que todos deveríamos dar uma chance a história e a mensagem que o autor nos traz. 

O trabalho gráfico da editora está de parabéns, a edição está lindíssima. E no finalzinho do livro temos uma entrevista bem bacana com o autor, nela ele vai nos contar um pouquinho mais de como foi a construção da história, como ele se interessou pelo assunto e muitas outras curiosidades. Na última página consta ainda uma lista de números telefônicos de centros que ajudam pessoas com depressão, e que estejam pensando suicídio. 

"Preciso que a coisa pare.
– O que precisa parar?
Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."









31 comentários:

  1. Ola.
    Se ei te falar que já tentei umas três vezes ler este livro você acredita?? Eu acho tão passado o tema. Não consigo me conectar. Mas sempre vejo ótimos cometários sobre ele. Parabéns pela resenha. Quem sabe na quarta que eu tenta, tenha sorte.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Karine!
      sabe que também não consegui lê-lo da primeira vez. Eu sou muito de fazes talvez se não for o momento certo para determinado livro... infelizmente nem consigo lê-lo. Acho que foi o caso desse.
      bjs

      Excluir
  2. Ola Thata o tema abordado no livro é um pouco pesado, pelo visto o autor soube conduzir bem na trama, eu sempre fui bem curiosa com esse livro e me questiono o que leva uma pessoa a tomar essa atitude e deixar seus motivos, espero que os motivos sejam condizentes. Pretendo ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Joy!
      Isso! apesar de o tema ser pesado o autor soube dosar muito bem a história, por que afinal é um livro juvenil. Eu também tenho penso assim... o que leva a pessoa a achar que não tem mais saída. mas quando puder leia sim.
      bjs

      Excluir
  3. Nossa, morro de vontade de ler esse livro e sua resenha só me fez querer mais! hahaha Sei que o tema é pesado, mas acho que são temas que nos obriga a refletir sobre o que fazemos ou fizemos na infância e adolescência. Na minha cidade esse livro faz parte da leitura anual das escolas e acho isso muito legal.
    Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro já faz um tempo que está na minha lista e até agora eu não consegui ler ainda, depois que li "A lista Negra", esse tema começou a me interessar e muito, depois da sua resenha eu vi que preciso ler urgentemente!!

    Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Confesso que não imagina que livro era tão intenso assim. Sempre pensei que era uma trama um tanto bobinha, sabe? Mas notei que é daqueles livros que nos levam a reflexão. Gostei muito, vou procurar para ler.
    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu comprei este livro e ainda não li, estou esperando encontrar um clima bom para ler. Porque acho que ele vai mexer muito comigo. Eu gosto de ler livros que nos faz refletir, rever nossas atitudes. Acho muito importante este tipo de literatura. E acho válido também pais e escola incentivarem este tipo de leitura para os jovens. Adorei a resenha.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana, eu tinha comprado ele a um tempinho também. Até tentei lê-lo antes, mas só consegui me conectar com a história agora.
      bjs

      Excluir
  7. Oiii, este é um livro que sou louca para ler, faz um tempo que quero mais ainda não tive a oportunidade de comprar, adorei a resenha. ❤
    Beijos
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho a história desse livro muito boa, mas ainda não li :( Acho que traz uma lição importantíssima. Vou apresentar tbm para a minha irmã mais nova. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Eu tô com esse livro aqui mas ainda não li. Eu acho que todos os livros que já li na vida, tem esse objetivo de me o fazer pensar e refletir sobre minhas atitudes no mundo.
    Tenho certeza que entenderei esse dois socos que você e a outra blogueira citaram.

    Adorei a resenha e espero conseguir ler nas férias!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís, Tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler esse livro e sempre fico adiando a compra dele, sem motivo nenhum. Gostei muita da sua resenha e vou colocar na lista de prioridade para comprar ele logo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Meu sonho ler esse livro! Pena que nunca acho pra vender... mas, por tratar temas tão atuais, dá gosto de ler, mesmo não tendo romances nem clichês. É leitura pra ser lida e refletida. Sua resenha está bem escrita, parabéns.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiie,

    Menina, sou louca para ler esse livro, mas ele sempre está tão carinho :/ Adoro livros que trata de assuntos atuais e que tem pessoas que sofrem. Adorei a sua explanação do livro, parabéns.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Os treze porquês está na minha lista de desejados já faz um tempo. Eu sempre vejo muitos elogios, e saber que ele trata de assuntos tão sérios, só faz a minha vontade de o ler aumentar.

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Li este livro este ano e levei um choque. Fiquei mal vários dias e pensei muito nesta história. Livro que vale muito para a reflexão de todos nós.

    Beijos,
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Thais tudo bem, eu fiquei sabendo desse livro através de uma amiga do meu filho, ela tinha perguntado se tinha o livro e resolvi pesquisar, quando li a sinopse logo gostei, eu gosto de livros assim, e indicar para a leitura, o caso do Buylling é super complicado então precisamos de mais informações a respeito. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre achei a capa desse livro muito bonita, mas não é algo que leria, até tentei, mas não consegui.

    ResponderExcluir
  17. Olha vou ser sincera, eu não gostei do livro muito menos terminei que não colou pra mim, gosto dos temas e tudo mais, mas achei cansativo, não teve aquela vontade de ler, então acho que não pegaria novamente pra tentar.
    Mas a tua resenha ficou ótima, tanto detalhe e informação pra quem não sabe sobre, espero que quem goste desse tipo de leitura fique satisfeito.
    SECRET MAGIC
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser impactante e profundo,e eu adoro livros assim,que me fazem refletir,pensar sobre minha vida. Mas acho que também deve ser bem triste... daqueles que te arrancam muitas lágrimas... Adorei a dica,adoror livros assim...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  19. Oie..
    Confesso que a capa desse livro sempre me chamou atenção, nunca tinha lido nenhuma resenha dele e gostei do que escreveu.
    Ah, as fotos estão ótimas, eu gostei muito.
    Sua resenha foi bem objetiva, parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie..
    Confesso que a capa desse livro sempre me chamou atenção, nunca tinha lido nenhuma resenha dele e gostei do que escreveu.
    Ah, as fotos estão ótimas, eu gostei muito.
    Sua resenha foi bem objetiva, parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Li esse livro faz um tempinho mas não me recordo de pouca coisa, pretendo reler pois adoro o tema e o li no momento errado, sua resenha ficou ótima e adorei as fotos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu já vi esse livro por aí, mas como acho a capa super feia, não havia me ligado nos temas que ele aborda. Bom, tem tem vários livros no mercado, mas eu acho que quantos mais livros tratando temas assim, melhor. Como você disse, os jovens precisam se ligar bullying não é brincadeira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Já estou com o meu exemplar aqui esperando para ser lido. Ganhei-o de presente e fiquei muito feliz com isso, pois já li resenhas positivas sobre o livro, que me despertaram a curiosidade. A sua resenha só fez aumentar essa curiosidade. Apesar de tratar de temas pesados, como o suicídio, entre outros, interessa-me muito esse lado reflexivo bem forte da obra. Espero não me decepcionar!

    ResponderExcluir
  24. oi, tudo bem?
    eu estou louca para ler esse livro, mas ainda não tenho.
    O tema é pesado mesmo, e gostei dessa definição de "um soco no estômago e dois na consciência", acho que combina bem. Bullying é um tema super atual, e uma coisa que acontece demais. "Brincadeirinha" são comuns, e muitas pessoas fingem não ver o quanto fazem mal, mas acho que no fundo no fundo percebem sim. Por isso acho que esse tipo de livro devia ser leitura obrigatória nas escolas
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. OLá td bem? estou louca para ler esse livro, sua resenha ficou otima

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem???
    Amei a resenha, parabéns!

    Nunca li esse livro e não tenho coragem de ler, acho o tema beeeem pesado!

    mas a tua resenha está maravilhosa......gostei mesmo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oii!

    Já li esse livro e amo ele de paixão <3
    Mesmo o tema sendo um pouco pesado eu amo ele e quero reler ele um dia desses <3
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bem? Olha, já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus". Ele vai ser publicado em junho pela DarkSide Books e ó, é um amor <3 http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir