RESENHA - CAI O PANO DE AGATHA CHRISTIE, POR JANAÍNA OLIVEIRA






Ficha Técnica:
Título: Cai o pano
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova fronteira
Ano de lançamento: 2009
Gênero: Lit. Estrangeira/Romance policial
Páginas: 217
Preço médio: R$15,90





Olás!

Estou em êxtase hoje por poder compartilhar com vocês mais um livro da escritora Agatha Christie. Só para constar, esse é o segundo livro da autora que leio e fez com que se consolidasse a minha admiração por ela e com que eu me tornasse fã de suas obras.

O livro foi originalmente publicado em 1975 e a edição que li é do ano de 2009 publicado pela editora Nova fronteira. Cai o pano é um livro sensacional! Só fiquei um pouco decepcionada comigo por ter escolhido ler ele antes de outros livros da autora, pois esse é o último caso de Hercule Poirot. Mas vamos lá!

Cai o pano com certeza vai te conquistar de uma maneira bem rápida. A leitura é dinâmica e você vai se surpreender ao perceber que está devorando as páginas. O detetive Hercule Poirot, agora já aposentado, convida o seu velho amigo Arthur Hastings para passar uns dias na antiga mansão Styles, que se transformou em um hotel e foi lugar onde eles desvendaram o primeiro crime juntos. Ao se encontrar com o velho amigo, Poirot começa a relatar para Hastings cinco assassinatos da mansão Styles que possuía de alguma forma uma relação e que no mesmo hotel onde eles estavam, possivelmente estava também hospedado o assassino desses crimes e que ele estava prestes a agir novamente. Diante disso, Hastings percebeu que o amigo Poirot não o havia convidado apenas para passar uns dias com ele, mas sim para evitarem um assassinato. Hercule Poirot sabia quem era o assassino, mas para proteger Hastings de qualquer perigo ele denominou o assassino de X. Esse assassino X agia por debaixo dos panos, ele não usava suas mãos para cometer os assassinatos, ele influenciava de forma psicológica uma pessoa para cometer tal crime. Por isso os cinco crimes estavam ligados, pois a mesma pessoa agia misteriosamente em todos eles, influenciando alguém a causar a tragédia. Sendo assim, a chance de X ser preso ou punido era mínima, pois somente Poirot com suas habilidades poderia pegá-lo.

Muitas coisas intrigantes acontecem durante a trama. Hastings será obrigado a decifrar várias mensagens que o levará até o assassino e a dificuldade de encontrar uma solução será cada vez mais difícil para todos.

A narrativa de Agatha Christie é muito envolvente e de leitura fácil, sem conter momentos cansativos. Quando você começa a ler não quer mais parar. Você sente a necessidade de descobrir quem é o assassino e quando descobre, você se surpreende. Se você ainda não leu nada desse gênero eu o aconselho a fazer isso o mais rápido possível, você com certeza irá se apaixonar pelas histórias de Agatha Christie!


Abraços e até a próxima!

32 comentários:

  1. Oi para você.
    Agatha Christie é top... já li alguns livros dela, mas esse eu não lembro. Enfim, o Hercule Poirot é mesmo o cara na hora de investigar.Como voce pontua, Agatha tem um feeling fantastico na leitura que te prende e voce nao consegue parar de ler antes do final. Parabens pela resenha, está linda, bem completa. Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diógenes, que bom que gostou! =)
      Espero ler muitas outras obras da Agatha, pois a escrita é realmente ótima. Até breve!

      Excluir
  2. Olá
    Gosto bastante de todos os livros que tive a oportunidade de ler da Agatha Christie, e é claro que esse título já chamou a minha atenção. Seus comentários ficaram ótimos e me motivaram a querer procurar mais informações sobre a obra para adquirir. Não tem nem o que comentar sobre sua narrativa né, super envolvente mesmo. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha e que te motivou a querer ler o livro. Espero que tenha uma ótima leitura e aprecie tanto ou mais do que eu. Bjos

      Excluir
  3. Que alegria encontrar uma resenha do livro da minha autora preferida e o meu livro preferido. Hercule Poirot é o personagem que eu mais gosto, a inteligência e a maneira como ele desvenda os crimes é exemplar. Já li quase todos os livros dela publicados aqui no Brasil e quando eu li esse, há muitos anos, eu chorei. De verdade. Entendo que ela não queria que outros autores usassem o personagem mas eu senti como se fosse alguém muito próximo, claro que posso sempre star relendo livros com ele (e sempre estou) mas o saber de Cai o Pano sempre me deixa com aquela pontinha de saudade.
    Eu gostei de ver sua opinião e sabe que gostou, espero que possa ler outros livros da autora e que possa gostar deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, fico feliz de ter resenhado o seu livro preferido, e o melhor, que você tenha gostado da minha resenha. A Agatha é ótima, eu sempre ouvi falar das obras dela, mas nunca tinha parado para ler, e quando li, simplesmente adorei. Assim como você, espero ler todos os livros dela também. Se quiser me indicar alguns agradeço muito! Boas leituras pra você! Bjos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Tenho esta mesma edição do livro mas ainda não li, preciso fazer isso logo!
    Já gostei do enredo dele e Poirot é um dos melhores personagens que já tive o prazer de encontrar em um livro! Fiquei feliz de ler sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel tudo bom e você?
      Não sei quantos livros você deve ter em sua lista de leitura, mas se passar esse na frente, provavelmente não vai se arrepender, ele é realmente ótimo. Leia! E se quiser comentar depois, estou as ordens! Bjos

      Excluir
  5. Olá Janaina,
    Os livros da autora me remetem a uma história extremamente envolvente e rápida. O único livro que eu li dela foi meio cansativo, mas acho que era porque não estava acostumada a sua escrita, mas acabei gostando bastante da história em si, apesar de ter ficado cansada com a leitura.
    Gostei muito de Cai o Pano e fiquei contente por saber que o detetive já está aposentado.
    Dica de leitura mais do que anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Já li três livros da Agatha e eles são extremamente envolventes e de leitura rápida, quando você assusta o livro já acabou. Qual livro você achou cansativo? Eu já li O Natal de Poirot, Assassinato no expresso do Oriente e esse Cai o pano, e gostei dos três. Espero que goste do livro também quando tiver a oportunidade de ler. Bjos

      Excluir
  6. Oi, Janina

    Eu até hoje li apenas um livro da autora que foi Assassinato no Expresso do Oriente e não gostei, achei o Poirot extremamente enfadonho e achei a narrativa da autora extremamente maçante. Me dá até um pouco de dor ao falar isso, pois ela é a rainha do crime e eu amo o gênero, mas não curti o estilo dela. Porém, pretendo dar uma chance para outro livro dela, quem sabe não pode ser esse?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires!
      Assassinato no Expresso do Oriente foi o primeiro livro que li da Agatha e diferente de você, achei a trama criativa e engenhosa, apesar de ter sido escrita a quase um século, possui uma linguagem simples e de fácil interpretação. Espero que dê uma chance para Cai o pano e que mude a primeira impressão que teve. Beijo

      Excluir
  7. Oi Jana!
    Só li um livro da autora e pra mim não foi tudo isso, mas creio que posso ter começado pelo livro errado. Foi, inclusive, um livro inclusive da série do Poirot. E devo admitir que ele é genial, tem uma visão para desvendar os crimes singular. E é bem característico dele saber quem é o assassino? Enfim, fiquei curiosa pra saber quem é o assassino, ele não suja as mãos, só mexe com o psicológico ao ponto das pessoas se matarem? Caramba! Não li o livro e tô morrendo de curiosidade, aposto que se eu ler ficarei ainda mais com vontade. Tentarei dá outra chance pra autora.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Kamila!!!
      Só consigo te falar com propriedade dos livros que já li (O Natal de Poirot, Assassinato no expresso do Oriente e esse Cai o pano) e particularmente gostei dos três. Pode ser sim que você tenha começado pelo livro errado ou que simplesmente não teve afinidade com a história. Então, em Cai o pano o detetive já está aposentado, mas não perdeu suas habilidades, e dessa vez ele vai ajudar o amigo Capitão Hastings, a achar o assassino. O assassino nesse caso, manipula as pessoas psicologicamente a ponto delas cometerem o assassinato por ele, o que torna a trama muito legal. Espero que dê uma chance para a autora e passe a gostar das suas histórias. Bjos

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Essa capa é realmente muito linda, mais não li ainda nada sobre a autora e também não conhecia ela mas acho que esse livro não faz muito meu gênero literário para ter uma curiosidade a mais sobre ele. Espero ler um dia, mais agora não é o momento. Gostei da história, um dia dou uma oportunidade a leitura.
    Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline, joia!
      Eu leio de tudo e ainda não consegui descobrir meu gênero literário preferido. Se um dia não tiver nada melhor pra ler, fica a dica e espero que goste. Bjos

      Excluir
  9. Oi Janaina!
    O meu gênero favorito de livros é o policial, mas acredita que nunca li nada da rainha do crime?
    Tenho muito interesse em ler algo dela, mas sempre tenho um pouco de dúvida por qual começar, já que ela tem centenas de livros.
    Esse parece ser ótimo, mas como você mesma disse, é o último caso do Hercule Poirot, então prefiro não ler ele por enquanto. Vou procurar os primeiros para ver se gosto.
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Que bom que gostou da resenha. Também gosto muito de livros do gênero policial. Além de Cai o pano, já li O Natal de Poirot e Assassinato no expresso do Oriente, procure saber sobre eles, talvez goste. Tenho resenha deles aqui no blog. Bjos

      Excluir
  10. Nunca li nada da autora e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa desta autora tão amada e elogiada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iviii, saia já da caverna! rs
      Eu também não conhecia, mas decidi sair da caverna e simplesmente me apaixonei pelos três livros que li dela. São tramas muito bem elaboradas e envolventes, em um piscar de olhos você já terminou de ler todo o livro. Espero que quando tiver a oportunidade de ler, passe a gostar e a apreciar também. Bjos

      Excluir
  11. Hey!
    Eu nunca li nenhum livro dessa autora, mas só pelo enredo percebi que ela parece ser incrível. Adorei a proposta do livro, nunca tive a oportunidade de experimentar algo parecido. Suspense me chama a atenção e adoro quebrar a cabeça para descobrir o que vai acontecer no final do livro. Provavelmente, se eu tivesse oportunidade, leria essa história em poucas horas. Ah, mas não gostei da capa, se fosse escolher essa leitura por ela, passaria longe, infelizmente.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda!
      Realmente a capa deixa a desejar. Esse livro faz parte de um box que adquiri com mais duas obras da autora (O Natal de Poirot e Assassinato no expresso do Oriente) e a capa dos três são mais ou menos parecidas. Comprei porque já tinha ouvido falar da autora e estava bastante curiosa em saber o seu enredo, tirei a prova e gostei dos três. Se tiver a oportunidade leia sim, acredito que vá gostar. Bjos

      Excluir
  12. Agatha Christie é nossa Rainha! Não tem um livro dela que não nos leve a Loucura e que não nos faça devorar as páginas. Eu ainda não li esse mas achei o enredo fascinante e pretendo ler em breve. Meu sonho é ter todos os livros da Rainha na estante.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiii Camila!
      A Agatha é mesmo sensacional! Espero ler outras obras dela em breve, e assim como você tê-las em minha estante. Se tiver a oportunidade leia Cai o pano, acredito que vá gostar também. Bjos

      Excluir
  13. Olá!
    Eu nunca li nada da Agatha, acredita?! Até tenho um livro dela aqui, ainda bem que não é esse porque daí eu começaria pelo último também, rs.
    Eu gostei da premissa do livro e fico feliz de saber que a escrita da autora é envolvente e de fácil leitura, sem se tornar cansativa.
    Sem dúvidas eu pretendo iniciar as obras da autora em breve e esse livro foi pra lista!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá.

    Confesso que não tive a oportunidade ainda de apreciar as obras desta tão falada autora, Agatha Christie!

    Com tua resenha, e muitas outras sobre obras dela, pude perceber que as histórias são muito envolventes.

    Não conhecia o título "Cai o pano" ainda, mas fiquei bastante curiosa pelo enredo.

    Obrigada pela dica, Flor! Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou num projeto de ler todos os livros da Agatha, pois adoro romance policial e não posso ficar sem ler os melhores do gênero, mas quero fazer uma pesquisa antes pois quero ler todos na ordem, bem bonitinho, haha.
    ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, confesso que nunca li nenhum livro da Agatha, mas sempre escuto falarem super bem. Esse gênero não faz muito o meu estilo normal de leitura, mas eu gosto bastante da história. Ainda mais envolvendo um assassino que não utiliza de suas mãos para cometer os crimes! Confesso que fiquei intrigada e já anotei a dica para ler esse só depois de ler os outros livros, e pretendo ler em breve para descobrir mais sobre o jeito da autora e o porque dela envolver o leitor a ponto de o fazer devorar as páginas da obra!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Morro de vontade de ler algum livro da autora, mas ainda não tive a oportunidade. Vou anotar essa dica, pois gosto de livros intrigantes e que cativam rapidamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Janaína.
    Esse foi o único livro da autora que consegui levar até o final, depois de inúmeras tentativas. E ao contrário de você, não fui conquistada pela história, nem pelo detetive e nem pela autora.
    Sei que Agatha é uma autora renomada e muito elogiada, mas seus livros não prendem minha atenção, não consigo me envolver com a narrativa.
    Essa dica eu passo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada da autora e acho que isso chega a ser feio, mas eu não tenho muito interesse e não me deparei com nada ainda que me intrigasse muito sabe. Sou ainda muito atual, apesar de ter lido as obras dos autores brasileiros clássicos e amado, mas ainda falta muito para eu me colocar em um patamar tranquilo sobre isso.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada da autora? isso que eu amo um bom romance policial e todos dizem que ela é a melhor de todas. Esse livro parece ótimo e bem intrigante, acho que seria uma boa pedida eu começar por ele, vou ver se consigo ler uma hora dessas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir