Resenha - Pílulas Azuis, de Frederik Peeters, por Michelle Pereira






Ficha Técnica:
Título: Pílulas Azuis
Autor: Frederik Peeters
Editora: Nemo
Ano de Lançamento: 2015
Gênero: História em quadrinhos
Páginas: 208
Preço Médio: R$21,55






Hello, people!
Já faz algum tempo que não escrevo nenhum resenha sobre HQ's, mas hoje matamos saudade =P

Nossa parceira, a editora Nemo, do grupo Autêntica, nos cedeu gentilmente um exemplar da aclamada Pílulas Azuis, vencedora do prêmio Polish Jury Price, em 2013, em um festival de quadrinhos na Europa. 

Então essa será nossa estrela da noite! 

Pílulas Azuis conta uma parte da história do autor, Frederik, que, quando jovem, conheceu a exuberante Cati. Foi amor à primeira vista, acho. Mas nem por isso eles ficaram juntos.

Viam-se por acaso, vez ou outra, até que Cati teve um filho e separou-se do marido. 



Por ironia do destino, ou não, eles acabaram por começar a sair. E descobriram um sentimento lindo nascendo ali. O "problema" - mas eu não chamaria isso de "problema", essa é uma palavra muito forte - era que Cati havia contraído HIV de seu ex-marido, assim como seu filho. 

Foi um choque saber disso, claro, mas isso não abalou o amor que Frederik sentia por ela. E é por isso que ele continuou ao seu lado. E é por isso que ele tornou-se pai de seu filho. 

Era uma sensação tão linda ver a cada página como os dois aprendiam a lidar com a situação, com tanta leveza e tanto amor. Houveram pequenas crises, como não haveria? Mas elas foram superadas, pouco a pouco, e juntos. 
"(...) - Por que está comigo? (...)- Bom... acho que é porque me sinto bem com você.- E?- E?- Eh... porque você me faz rir... e me respeita e também não me enche o saco... porque você me estimula... é inteligente, sincera... (...) porque você é a única pessoa com quem não me sinto jogando um jogo... (...) porque você se faz as perguntas certas e me faz sonhar com um mundo ideal... (...) e porque, ao contrário do que pensa, de todas as pessoas que conheço, é a mais dotada para vida..."
Pílulas Azuis é uma das HQ's mais inteligentes e sensíveis que já li. E eu jamais a esquecerei, por todas as lições que me passou e por todos os paradigmas e preconceitos que quebrou. 

A delicadeza das palavras e os traços fortes do desenhos fazem um mescla primorosa de dor, amor, e sentimento. Você precisar mergulhar nestas páginas, assim como eu mergulhei, de braços abertos e pronto para aceitar uma história tão singela e dura ao mesmo tempo. 
"Você é bonita. Quer dizer alguma coisa ao leitor?- A vida é bela!"
Obrigada por este incrível presente editora Nemo. Meu coração agradece. 
Hugs! 



12 comentários:

  1. Oi!
    Sempre quis ler essa HQ mesmo sem conhecer a sinopse e fiquei encantada em saber que ela aborda um assunto tão importante de forma tão sensível e bonita. Isso me deixou com uma vontade ainda maior de a ter na minha estante e apreciar o seu conteúdo.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Essa HQ é realmente encatadora. Não deixe de ler! :)
      Bj

      Excluir
  2. Eu sou louca para ler essa HQ, uma amiga tem e me levou para mostrar, fiquei apaixonada e querendo, sua resenha ficou incrível! Dica super anotada mesmo.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima, Morgs!
      Uma preciosidade para ter na estante.
      Bj

      Excluir
  3. Olá,
    Na primeira vista, não senti vontade de ler esse livro. Por causa disso, nunca me interessei em saber sobre o que se tratava. Mas fiquei bastante curiosa agora que li sua resenha. Vou adicionar o livro aos desejados, com toda certeza.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. olá, tudo bem?
    Não conhecia este livor ainda, mas me interessei e muito pela leitura. Você citou tantos pontos positivos da obra que ela já conseguiu me encantar, e espero poder este livor muito em breve, e poder curtir estes pontos tão tocantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que se interessou! Essa HQ é imperdível!
      Bj

      Excluir
  5. Vi a capa do livro na livraria, mas não me toquei que era da Nemo - e que era uma HQ...
    Fiquei bem curiosa e interessada em conhecer. Os pontos que você cita sobre a obra me deixaram com a sensação de que ela entrará para a lista de livros tocantes. Espero curtir a leitura e me encantar a cada página :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica!
      Essa capa é incrível! Adoro a combinação de laranja e azul!
      Pode ler sem medo, é muito linda!
      Bj

      Excluir
  6. Oii.
    Adoro histórias em quadrinhos e quero muito ler Pilulas Azuis, que aborda uma temática muito interessante além disso a maioria das pessoas que leram falam ótimas coisas sobre ele.
    Adorei a sua resenha e em breve quero garantir mau exemplar para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      P.A. é uma história linda! Espero que goste tanto quanto eu, quando ler :)
      Bj

      Excluir