Resenha: A máscara do rei, Francine Cândido, por Michelle Pereira








Ficha Técnica:
Título: A máscara do rei
Autor: Francine Cândido
Editora: Arwen
Ano de Lançamento: 201
Gênero: Literatura nacional/Fantasia
Páginas: 227
Preço Médio: R$29,90




Hello, people! Como vão?

Na resenha de hoje, vou apresentar a vocês o livro A máscara do rei, que recebemos no ano passado pela parceria com a editora Arwen. 

O livro é narrado a partir da perspectiva de vários personagens, então espero que a resenha não fique confusa com tudo que vou descrever. Vamos lá!

O destino reserva grandes feitos a Eldon, o jovem príncipe de Darastrix. No entanto, o presente lhe é quase uma maldição. Seu pai Svern, o rei, afastou-se dos filhos quando a rainha morreu e tornou-se amargo e cruel. Sua madrasta Sarene, uma víbora de duas caras, casou-se com o rei apenas por interesse, sendo ele obrigado pela igreja a fazê-lo.

Com a distância do pai, Eldon acabou por ser criado pelo padre Mayer, agora seu melhor amigo e confidente. Até mesmo seu padrinho Baern Falkrunn lhe é mais carinhoso que o próprio pai.

Eldon passou a ter algumas visões (ou seriam sonhos?) onde o futuro lhe era mostrado. Ele viu a guerra. E ele se viu como rei, um bom rei, mas que morreria jovem. E isso era perturbador.

Do outro lado da história/do reino, temos Auran, rei dos Vutham. Ele estava relativamente satisfeito em governar suas terras, a parte que lhe sobrou de Gan, depois da derrota para Darastrix, embora seus servos não estevessem nada contentes com isso. Contudo, após uma traição (de alguém que ele nunca imaginaria), ele foi obrigado a declarar guerra contra o reino vizinho, mesmo a contragosto.

Svern, o rei de Darastrix não poderia deixar isso barato, e logo saiu em defesa de seu reino, deixando Eldon, que deveria estar ao seu lado na luta, para trás. Claro que ninguém poderia imaginar que ele não voltaria com vida para casa, mesmo sem ter pisado no campo de batalha e isso foi um choque.

Com isso, o exército de Darastrix passou a ser comandado por Falkrunn, o padrinho de Eldon, no entanto, um exército sem seu rei, sem inspiração é fraco. A derrota para os Vutham viria, e não seria tarde. 

Contudo, o resultado dessa guerra pode mudar quando Eldon toma seu cavalo e vai em direção à batalha com um exército de anjos à seu comando.

A máscara do rei é uma história cheia de traições, armadilhas e egoísmo. Mas, em meio a tudo isso, Eldon florescerá e poderá ser a esperança de Gan.


“Entre viver com sofrimento e morrer com piedade, você escolherá ser rei.”


A máscara do rei é uma leitura legal, porém, precisa de maturação ainda para tornar-se aquilo que promete ser. A narrativa tem tudo para dar certo, mas falta a técnica de um leitor crítico para colocar tudo nos eixos e fazê-la brilhar. 

Duas coisas me incomodaram bastante: A primeira é que por ser uma história ambientada em tempos medievais, a linguagem dos personagens me pareceu demasiadamente contemporânea e sem formalidade (uma característica da era). É meio estranho encontrar ditados populares usados por nossos pais em um livro com essa temática. A segunda é que algumas passagens, um bocado pesadas, diga-se de passagem, pareciam estar lá apenas para chocar, sem uma motivação plena, e isso enfraqueceu o enredo. 

As coisas que gostei bastante foram as frases no início dos capítulos, que são bem poéticas; a diagramação, que ficou bem bacana, decorada com cenas de guerra na abertura de capítulos; e a capa, que possui uma imagem sensacional (que só vamos entender no final do texto), porém a combinação de tipografias é fraca. A escolha é óbvia, já que os tipos são clássicos, contudo, uma combinação de maior peso traria mais vida à capa (isso é meu lado designer falando :P)

Espero que gostem da leitura!

Hugs!

27 comentários:

  1. Oi Michele
    Gostei muito da sua resenha, a história está bem interessante e tem um bom potencial, e as vezes só precisa ser um pouco melhor lapidada.
    Mas de qualquer forma tenho curiosidade com esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Isso, isso! A história é bem bacana, só precisa de uma boa lapidada!
      Espero que goste da leitura :)
      Bj

      Excluir
  2. Oie!
    Gostei da sua sinceridade na resenha. É bom ler isso, pois se eu conseguir o livro para ler, já me preparo para o que vou encontrar.
    Uma ótima resenha!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Obrigada!
      Espero que goste da leitura!
      Bj

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Confesso que dessa vez a obra me deixou bastante interessada, é um gênero que me agrada e sei que seria uma ótima pedida nesse momento, ótima resenha!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs!
      Que ótimo! Espero que a leitura seja proveitosa"
      Bj

      Excluir
  4. Oi, MIchele
    Sempre bom ser sincera. Quando leio um livro em uma era medieval eu espero que a linguagem nos diálogos sejam até mais difíceis para nós compreendermos, e que sejam mais formais como realmente eram. Uma pena que isso não aconteceu no livro. No mais, já não me interessava pela obra. Valeu a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      Esse foi um pequeno probleminha para minha leitura mesmo. As vezes é só porque sou meio chatinha mesmo.
      Mas mudando de ideia, dá uma lida no livro! Ele é bacana!
      Bj

      Excluir
  5. Oiii!

    Eu não conhecia a obra e sim, essa capa é linda demais! hahahah
    Concordo contigo, pelo genero, esperava mais... Espero que que a autora leia e entenda sua crítica para que possa melhorar nos próximos livros.
    Não sei se leria no momento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Essa imagem da capa é incrível!
      Também espero! <3
      Quando puder, dê uma chance a essa leitura.
      Bj

      Excluir
  6. Olá, Michele! Que bom que você pode contribuir para a evolução deste livro. Não o conhecia, mas torço para que seja aperfeiçoado. No momento, estou com outras prioridades, então posso esperar! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta!
      Obrigada!
      Quando puder, dê uma chance ao livro! <3
      Bj

      Excluir
  7. Oi
    Sua resenha sincera está ótima.
    Espero que ajude a melhorar a obra.
    No momento não é um livro que eu leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana!
      Obrigada.
      Espero que no futuro dê uma chance ao livro.
      Bj

      Excluir
  8. Oi! ^^
    Já conhecia esse livro, pois gosto muito do catalogo da Arwen, ou seja, vivo visitando a loja online. hsjhdaj :D
    Porem não leio muitos livros medievais e por esse motivo não me aventuraria ler esse no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Também adoro o catálogo da Arwen!
      Que pena que não gosta do gênero. Mudando de ideia, corre lá pra lê-lo.
      Bj

      Excluir
  9. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas essa capa tá show!! FAntasia não me seduz, então vou passar a dica adiante. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!
      Capa linda né?
      Que pena que não gosta do gênero.
      Bj

      Excluir
  10. também acho chato quando temos um livro medieval cheio de girias e falas que só no tempo de hoje, se tornaram utilizadas. Apesar disso o enredo me deixou bem interessado, os personagens me pareceram bem curiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É um pouco chato, mas não atrapalha tanto a leitura.
      Que bom que gostou do enredo. Espero que goste do livro ;)
      Bj

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?

    Gosto de ler resenhas assim, que mostram sinceridade e o seu ponto de vista após lê-lo, nos dá uma dica do que poderiamos ler ao nos deparar com o livro.
    Infelizmente ele não faz muito meu atual estilo de leituras, mas espero que com resenhas como a sua possa haver uma melhora nos livros..

    beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Obrigada!
      Que pena que não tem livro fantasia medieval! Se mudar de ideia, dê uma chance ao livro!
      Bj

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e confesso que quase me interessei por se tratar de um história medieval. Porém erros de linguagem em época para mim é estrondoso e ainda mais utilizar de passagens só para chocar. Acho que tem que ter um fundamento para isso. Enfim, obrigada pela opinião sincera porque é assim que vemos se um livro irá nos agradar ou não.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool!
      Então.. me incomoda bastantinho a linguagem não se enquadrar, mas mesmo assim a leitura flui.
      Obrigada.
      Se mudar de ideia, dê uma lida no livro.
      Bj

      Excluir
  13. Olá Michelle!
    Não conhecia esse livro, mas a capa me chamou a atenção. Entretanto, conforme fui lendo a sua resenha pude perceber que infelizmente esse livro não faz muito o meu estilo. Não gosto desses livros mais medievais e com guerras sabe?
    Mas valeu pela dica!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A capa é muito atraente mesmo!
      Pena que não gosta do gênero.
      Bj

      Excluir
  14. Olá, Mi!
    Estou lendo este agora e precisava de tirar uma dúvida que na sua resenha pude entender.

    ResponderExcluir